No site do CAS

+ 2 de dezembro de 2007

O site do Centro de Artes tem uma descrição sucinta sobre o edifício, assim como das diferentes valências e dos seus "eixos de programação" e orientação cultural. Vale a pena ir lá, é melhor do que qualquer artigo de revista para entender o Projecto e o museu/centro de arte.


[foto de nkf55(deviantart.com)]

:sobre o projecto
"O Centro de Artes de Sines é um projecto do Atelier Aires Mateus & Associados que tomou como ideia estruturante a criação de um edifício de excepção que agregasse várias funções, servisse todas as camadas da população e funcionasse ao mesmo tempo como parte da cidade e porta do centro histórico. (...)"

:sobre o centro de exposições

"O desenho
dos espaços expositivos do Centro de Exposições (CE) propicia um interessante diálogo entre artistas e arquitecto. O espectador é o principal privilegiado desta arquitectura que desafia os princípios expositivos comuns, e que se relaciona inter paris com os objectos artísticos mais contemporâneos.
O Centro de Exposições poderá ser entendido como um espaço de dar a ver sobre uma determinada forma. À simples exposição de obras de arte, privilegiar-se-á o encontro com os públicos, a mediação, a transcrição de conteúdos, a elaboração de sucessivos dispositivos que acolham o verdadeiro sentido visual das propostas artísticas. É nesta medida que o olhar será eminentemente antropológico, quer dizer, construído a partir da pluralidade de áreas do saber que compreendem a natureza humana. Ao invés de cartografar os domínios da arte contemporânea, pretendemos “ver em profundidade”, relacionando sempre que possível as imagens actuais com outras, mais antigas."
in www.centrodeartesdesines.com.pt

0 comentários: