Museu Nacional Soares dos Reis

+ 24 de outubro de 2007



[foto: wikipedia.pt]

gil says: "... aqui vai uma overview da coisa, more complex stuff coming soon!!!..."

O Museu Nacional Soares dos Reis, localiza-se no Porto, Portugal. O chamado Museu Portuense foi criado, em 1833, por D. Pedro IV e instalado no edifício do Convento de Santo António da Cidade actual edifício da Biblioteca Pública Municipal do Porto, em Santo Ildefonso.
Em 1911 o Museu ganha nome de Soares dos Reis em homenagem ao escultor do Porto. Grande parte do espólio do escultor faz parte da colecção do Museu, sendo talvez a obra mais emblemática a bela escultura em mármore de nome - "O Desterrado".
Em 1940, o estado compra à misericórdia o Palácio dos Carrancas para o qual muito contribuiu o empenho do seu director, Vasco Valente. Depois das obras de adaptação do novo edifício, da autoria do engenheiro Fernandes Sá, o museu foi inaugurado em 1942. À época, as alterações mais notáveis consistiram na transformação das oficinas da antiga fábrica em galeria com iluminação zenital, destinada à pintura. Assim como, a criação de outra galeria, desta feita de escultura, para alojar a obra de Soares dos Reis.
Durante a década de 1940, o Museu é enriquecido com as colecções do Museu Municipal. De museu clássico, de Belas-Artes, passa a museu misto, incorporando as chamadas artes decorativas que assentam bem a um Porto industrial. Sob a direcção do escultor Salvador Barata Feyo, na década de 50, o Museu adquire obras de Pintura e Escultura a jovens artistas.
Em 1992, na sequência da criação do Instituto Português de Museus, o Museu Nacional Soares dos Reis inicia um projecto de remodelação e expansão, da autoria do arquitecto Fernando Távora concluído em 2001.

[MNSR-official site]

0 comentários: